29/05/2020 Geral
O poder da comunicação assertiva
Se você aprender o poder da comunicação assertiva seus resultados podem ser surpreendentes.
Você já percebeu o quão importante é a comunicação? Ela envolve um emissor, um receptor e uma mensagem a ser transmitida.
O objetivo principal da comunicação é fazer com que a mensagem transmitida chegue até o seu destinatário da maneira mais eficiente e inteligível possível.
A capacidade de comunicação desenvolve a chamada inteligência social e traz bons resultados em qualquer área. Há estudos na universidade de Harvard que indicam que 60% dos problemas internos de uma empresa se dão por causa da deficiência na comunicação. Você já imaginou? São 60% dos problemas!
Karl Albrecht fala em seu livro “Inteligência Social” que a comunicação é a nova ciência do sucesso. Sendo assim, podemos nos questionar: qual o segredo da boa comunicação?
Primeiro, nós sabemos que hoje vivemos na era digital e que os maiores e melhores meios de comunicação são virtuais, tais como redes sociais e aplicativos de conversação como WhatsApp. Assim, as comunicações atuais, geralmente, não ocorrem em tempo real, não são simultâneas. Há o tempo do envio da mensagem pelo emissor e há o tempo de resposta do receptor.
A dica de sucesso para esse tipo de comunicação é para que o emissor da mensagem, já no primeiro momento, envie uma mensagem objetiva, clara e completa. Isso fará com que a resposta do receptor seja equivalente. Assim o tempo dessa comunicação será menor e mais efetivo.
Então, nada de enviar mensagens do tipo “oi, tudo bem?” e esperar o receptor responder primeiro o cumprimento para só depois você enviar sua real mensagem. Seja objetivo e economize tempo de todos os envolvidos enviando prontamente o que deseja comunicar como por exemplo: “oi, tudo bem? Pode me enviar o relatório do dia até qual horário? Vale dizer, ainda, que esta dica pode e deve ser aplicada em todos os tipos de comunicação, principalmente quando se trata de assuntos profissionais.
Outra dica valiosa é saber a melhor maneira de se comunicar. Há quem diga que se um assunto pode ser resolvido por um e-mail, então não marque reuniões. Quando a comunicação é assertiva há sucesso nas relações, eficiência na execução dos processos e no desenvolvimento das ações.
Ah, e eu já ia me esquecendo de uma das partes mais importantes deste ensinamento: áudios de whatsapp de 2 minutos nem pensar! Se precisar falar algo que dure mais de 40 segundos, faça uma ligação.
Não estou dizendo aqui que sejamos frios na comunicação, muito pelo contrário, podemos perfeitamente aprender a ser eficientes e ao mesmo tempo manter a conexão pessoal. Ah, vale usar os famosos Emojis, contudo que sejam pertinentes a cada conversa.
Saiba se comunicar melhor e tenha bons resultados nas suas relações e sucesso em seus negócios.
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